Tarouca é uma cidade portuguesa no Distrito de Viseu, Região Norte e sub-região do Douro, com cerca de 3 500 habitantes.
É sede de um município com 100,08 km² de área e 8 048 habitantes (2011), subdividido em 7 freguesias. O município é limitado a nordeste pelo município de Armamar, a leste por Moimenta da Beira, a sudoeste por Castro Daire, a sul por Vila Nova de Paiva e a oeste por Lamego. Foi o único concelho da sub-região do Douro a ver a sua população aumentar em 2018, chegando a 7 752 habitantes. Wikipédia
Na origem da vila está patente a influência dos Mosteiros da região, destacando-se o de São João de Tarouca, o primeiro mosteiro fundado pela Ordem de Cister na Península Ibérica (séc. XII) e cujo domínio abrangia grande parte do Norte de Portugal.
O outro Mosteiro da Região denominado de Santa Maria de Salzedas foi fundado provavelmente no séc. XII, tendo-se tornado uma casa monástica muito rica.
A ponte fortificada de Ucanha, construída no séc. XIII, é um exemplar único no país. É uma marca do passado feudal em que cobrava portagem a quem atravessava aqui o território, entre Lamego e Riba Côa.
Ainda de destacar é a riqueza agrícola da região, com menção especial para a produção vinícola pois fazem-se aqui dos melhores espumantes do país.