Sernancelhe é uma vila portuguesa no Distrito de Viseu, Região Norte e sub-região do Douro, com cerca de 1 100 habitantes.
É sede de um município com 228,61 km² de área e 5 671 habitantes (2011), subdividido em 13 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Tabuaço e São João da Pesqueira, a leste por Penedono e Trancoso, a sul por Aguiar da Beira, a sudoeste por Sátão e a noroeste por Moimenta da Beira.
De entre os naturais deste concelho, avulta Aquilino Ribeiro, um dos maiores escritores portugueses do século XX, cujos romances retratam, muitas vezes, as idiossincrasias das "Terras do Demo", dando conta do peso que a geografia da região de que era natural tinha sobre as pessoas que aí viviam.
A Ordem de Malta ou dos Cavaleiros do Hospital de São João de Jerusalém, de Rodes e de Malta, como outrora se denominou, teve diversos bens e comendas neste concelho. Razão pela qual o brasão autárquico ostenta a cruz da Ordem de Malta em chefe.
Reconquistada para os cristãos no séc. XI, esta vila tinha sido anteriormente ocupada pelos romanos e pelos árabes, que por aqui deixaram vestígios da sua presença.
A Igreja Matriz em estilo românico é considerada por muitos, uma das mais belas do país.
Numa região em que a atividade agrícola ainda tem grande importância, Sernancelhe é conhecida pela produção de castanha.
Nas redondezas, merecem visita o Mosteiro de Nossa Senhora da Assunção em Tabosa, que foi o último Mosteiro instituído pela Ordem de Cister em Portugal, e o Santuário da Senhora da Lapa que a 15 de Agosto é palco de uma importante romaria.