São Pedro do Sul é uma cidade portuguesa do Distrito de Viseu, situada na província da Beira Alta, região do Centro (Região das Beiras) e sub-região do Dão-Lafões, com cerca de 3 600 habitantes.
É sede de um município com 348,95 km² de área e 16 851 habitantes (2011), subdividido em 14 freguesias. O município é limitado a nordeste pelo município de Castro Daire, a sueste por Viseu, a sul por Vouzela, a sul e oeste por Oliveira de Frades (porção norte), a oeste por Vale de Cambra e a noroeste por Arouca.
Com excelentes acessibilidades, S. Pedro do Sul, em pleno vale de Lafões, bem no centro da natureza, de serras, rios e vales, oferece condições ímpares para umas férias revitalizantes, cheias de experiências e emoções.
Os maciços das serras da Arada, Gralheira e S. Macário, com as suas paisagens verdejantes, os seus riachos de água fria e cristalina, as suas aldeias escondidas nos vales e montanhas aliadas ao magnífico pôr e raiar do sol, constituem um pedaço do mundo que serve de refúgio à inspiração.
O turismo termal, de montanha, cultural e patrimonial, diferenciado e genuíno, são um apanágio do concelho de S. Pedro do Sul, que tão bem sabe receber e dar a conhecer todos os seus recantos e encantos!
S. Pedro do Sul é constituído por uma grande diversidade patrimonial que marcou a história do concelho. Conheça a Pedra Escrita em Serrazes, o Castro da Cárcoda, Solares, Igrejas e Capelas. O Convento de S. Cristóvão de Lafões, a Casa das Malafaias, a Quinta da Comenda são testemunhos arquitetónicos que fazem parte da identidade cultural do concelho, com histórias de reis e rainhas. Mas o património imaterial também é muito rico com destaque para os Cantares de Manhouce com toda a sua riqueza etnográfica e musical com cantigas tradicionais que permanecem na cultura popular.
Visite S. Pedro do Sul e descubra o que de mais belo existe!