S. João da Pesqueira é um município constituído pelas freguesias de Castanheiro do Sul, Ervedosa do Douro, Espinhosa, Nagoselo do Douro, Paredes da Beira, Pereiros, Riodades, S. João da Pesqueira, Soutelo do Douro, Trevões, Vale de Figueira, Valongo dos Azeites, Várzeas e Vilarouco.
O Município de S. João da Pesqueira fica no coração da Região Demarcada do Douro. A freguesia sede recebeu o mais antigo foral de que há memória.
Para além do património edificado, S. João da Pesqueira prima pelas belíssimas paisagens, com os vinhedos como marca dominante. As amendoeiras em flor alegram os Invernos e o município tem como raiz e identidade o rio Douro. A singularidade das paisagens é completada por povoações pitorescas, encravadas nas encostas, vizinhas dos vinhedos nos socalcos de xisto.
S. João da Pesqueira integra a Rota dos Vinhos da Europa (GR14) e surge no Douro como um dos mais belos itinerários a conhecer: Monumentos, história, fidalguia, vinha, vinho, calços, patamares imponentes, amendoeiras em flor, achados arqueológicos, arte gastronomia e muito mais.
Como podemos verificar mais adiante, é vasto o património arquitectónico, civil e religioso, que marca épocas, estilos e gostos.
Do artesanato tradicional, já pouco subsiste, mas é ainda possível encontrar alguns funileiros, sapateiros e cesteiros à moda antiga.
Feiras e Romarias A Feira da Senhora do Monte é uma das mais representativas e concorridas da região. No dia 1 de Setembro, dia de feira anual, realiza-se corrida de cavalos, concurso pecuário e corrida de toiros.