Resende é uma vila portuguesa no Distrito de Viseu, região do Norte e subregião do Tâmega e Sousa, com cerca de 3 100 habitantes.
É sede de um concelho com 123,35 km² de área e 11 364 habitantes (2011), subdividido em 11 freguesias. O concelho é limitado a norte pelos concelhos de Baião e Mesão Frio, a leste por Lamego, a sul por Castro Daire e a oeste por Cinfães.
O Concelho de Resende situa-se na margem esquerda do Rio Douro, que lhe faz fronteira a Norte, sendo delimitado a Sul pelo concelho de Castro Daire, a Nascente pelo Concelho de Lamego e a Poente pelo Concelho de Cinfães.
Pertence à região do Douro Litoral e administrativamente ao Distrito de Viseu, integra o Agrupamento de Concelhos do Vale do Douro Sul e está enquadrado na Região Agrícola de Entre-Douro e Minho.
A apenas uma hora de distância do Porto, na margem Sul do rio Douro, fica o concelho de Resende. Porta de entrada no Douro vinhateiro, recentemente classificado Património da Humanidade, Resende permite desfrutar de paisagens inesquecíveis. O relevo montanhoso confere a esta região um carácter único, marcado pelo percurso do rio e pela encosta do Montemuro. As estradas e caminhos resgatam a memória de alguns dos mais belos recantos de Portugal.
Em Maio realiza-se o Festival da Cereja, numa mostra que pretende trazer os forasteiros ao concelho, apresentando-lhes o precioso fruto, sem esquecer a animação da música popular, a boa comida e os bons vinhos da região do Douro.
Resende é um concelho com grande variedade gastronomia desde doces e salgados até enchidos.
O município de Resende é um dos maiores produtores nacionais de cereja, e esta representa mesmo uma das mais importantes fontes de rendimento da população. Uma gente hospitaleira que continua a viver da terra e do que ela oferece, à custa de muito trabalho.