Mortágua é uma vila portuguesa do distrito de Viseu, situada na província da Beira Alta, região do Centro (Região das Beiras) e sub-região Região de Coimbra, com 1 153 habitantes.
É sede de um município com 251,18 km² de área e 9 607 habitantes (2011), subdividido em 10 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Águeda, a nordeste por Tondela, a leste por Santa Comba Dão, a sul por Penacova e a oeste pela Mealhada e por Anadia. Está integrado na Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.
Abraçado pelas Serras do Caramulo e do Buçaco, com a Albufeira da Aguieira a seus pés, o Município de Mortágua tem em si um espaço turístico à espera de ser descoberto por quem gosta de desfrutar a vida ao ar livre e fruir os variados tesouros da natureza que se encontram ainda em estado virgem. O verde da floresta estende-se por 85% de todo território, perdendo-se nos confins do horizonte. Aos amantes dos desportos motorizados e do contacto com a Natureza, oferecemos-lhe uma extensa rede de estradões florestais que poderão ser o palco de inesquecíveis aventuras. Também os adeptos do BTT encontram em Mortágua muitos e variados trilhos para a prática desta modalidade, percorrendo paisagens que conjugam floresta, ribeiras e vales agrícolas. Fazendo jus ao seu nome, a água é um recurso que existe em abundância. Correndo livremente por entre montes e vales, podemos encontrar inúmeros rios e ribeiros de águas cristalinas, que continuam a movimentar os tradicionais moinhos, e junto de si escondem e salvaguardam algumas espécies florestais autóctones, criando nalguns pontos cascatas, pequenas cachoeiras e labirintos serpenteados, de grande beleza natural.
São muitos os trilhos que nos convidam a caminhadas por entre uma vegetação e fauna abundante e atractiva, sendo disso exemplo o percurso pedestre sinalizado das “ Quedas de Água das Paredes”