Cinfães é uma vila portuguesa no Distrito de Viseu, Região Norte e sub-região do Tâmega e Sousa, com cerca de 3 300 habitantes.
É sede de um município com 239,29 km² de área e 20 427 habitantes (2011), subdividido em 14 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Marco de Canaveses e Baião, a leste por Resende, a sul por Castro Daire e Arouca e a oeste por Castelo de Paiva.
Sua história está ligada aos Cavaleiros Templários, que aqui possuiram fortalezas, como a Torre da Chã ou a Torre dos Pintos; e também a história da infância de El-Rei D. Afonso Henriques e seu aio Egas Moniz.
Possui um importante património edificado, destacando-se as igrejas românicas, como a Igreja de São Cristóvão de Nogueira; a Igreja da Senhora de Cales ou Cádiz, entre muitas outras.
Situada entre as margens do Rio Douro e a Serra de Montemuro, foi aqui que foi criado o primeiro Rei de Portugal D. Afonso Henriques (1139-85), pelo seu aio D. Egas Moniz, senhor destas terras.
É uma região muito fresca e verdejante, com praias fluviais junto à Barragem do Carrapatelo, ideais para a prática de desportos aquáticos.
Um pouco por todo o lado existem vestígios da ocupação pré-histórica do concelho e do período românico conservam-se as Igrejas de Escamarão e de Santa Maria Maior em Tarouquela.