Vinho Douro

Classificado como  Património Mundial, o vale do Douro aparece num cenário de rara beleza paisagística, que não deixa ninguém indiferente para quem o visita, paisagem única classificada pela Unesco. Região onde o vinho do Porto nasceu, é uma das mais antigas regiões demarcadas do mundo, desde que em 1756 foi criada a Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro.

Inseparável do rio Douro que a percorre em vales profundos desde a fronteira com Espanha até perto do Porto, esta região de montanhas de xisto, com solos pobres e agrestes, foi transformada por ação do homem que plantou a vinha degrau a degrau.  

Região onde abundam muitas quintas produtoras de vinho do Douro e do Porto, aproveitar para visitar essas quintas, dá-nos um privilegio para conhecer melhor a produção do vinho e provar esse delicioso nectar que a natureza nos deu, acompanhado de uma boa refeição da gastronomia local, e que sabem ainda melhor na terra que os produz.

A cidade do Porto, de onde se exportam os vinhos do Douro e do Porto, é Património Mundial e a mais comum porta de entrada para esta rota e vale do Douro.

Na margem norte do rio e com ligação direta à Régua, também a cidade de Vila Real merece uma visita, assim como o Palácio de Mateus, que fica nas imediações. A visitar ainda Lamego, também com ligação à Régua, mas já na margem sul. Fica aos pés do concorrido santuário de Nossa Senhora dos Remédios.

Também a sul, fica o Parque Arqueológico de Foz Coa, uma enorme galeria de arte rupestre ao ar livre, classificada Património Mundial.

Aproveitando a sua presença na região, não deixe de:

  • Participar nas vindimas, entre setembro e outubro, na maioria das quintas do Douro, especialmente nas vocacionadas para o enoturismo
  • Participar em provas nas quintas produtoras de vinho
  • Visitar as Caves de Gaia, onde o vinho do Porto envelhece

    Visitar as aldeias vinhateiras de Barcos, Favaios, Provesende, Ucanha, Salzedas e Trevões

    Fonte externa: www.visitportugal.com