Castro Céltico de Cidadelhe

Castro Céltico de Cidadelhe

Já muito antes de Portugal se ter tornado independente, a freguesia de Cidadelhe era uma povoação denominada por CIVITADELLA, destruída no ano de 134 A.C., pelas tropas de um general romano.



Rua de São Gonçalo Cidadelhe 5040, Mesão Frio

Mesão Frio

Descrição

Neste mesmo Castro, com as escavações arqueológicas levadas a cabo em 1983, foram encontradas moedas romanas com a imagem do Imperador César Augusto.

O Castro de Cidadelhe foi um povoado metalúrgico fundado durante a idade do bronze final, a que se seguiu, após a sua destruição, uma nova ocupação castreja. A este período deve corresponder a construção das muralhas exteriores, criadas pelos primordiais habitantes, muito provavelmente, para defesa contra as invasões levadas a cabo por parte das tropas inimigas.

O Castro Céltico de Cidadelhe ergue-se no cimo de uma colina, nas imediações da localidade que lhe deu o nome e cuja fundação será anterior à da vila de Mesão Frio. Na área da acrópole foi implantada uma torre quadrangular medieval datada do século X.

Os romanos deixaram marcas da sua presença nesta freguesia, nomeadamente, um troço de calçada e a Ponte dos Martinhos. Passava aqui, a via militar romana que de Braga se dirigia a Amarante.

Fonte: https://www.cm-mesaofrio.pt/


Localização no Mapa

Permitir Localização

Rua de São Gonçalo Cidadelhe 5040, Mesão Frio Mesão Frio

Comentários

Não Existem Comentários!

750

Nós levamos muito a sério a proteção dos dados. Para isso garantimos que os seus dados são usados para fins de comunicação, notificação e email marketing. Nós não usamos os seus dados para outros fins ou de fornecer a terceiros sem a sua expressa autorização.




Parceiros na mesma localidade

loader