A paisagem de Ponte da Barca, que abrange mais de metade do território do Parque Nacional Peneda-Gerês, imprime-se a cores em retinas cansadas pelo stress urbano. São imagens de manifestação e bênção da natureza que dão forma à memória colectiva de um povo que com ela estabeleceu uma cumplicidade intrínseca: montes que foram determinantes para a sua protecção; o rio que o ligou à vida e ao progresso, e o verde paradisíaco de todos os recantos mais secretos.
O Jardim dos Poetas contém alguns dos principais monumentos e é um local ideal, juntamente com os parques à beira rio, para piqueniques e passeios, pela sua atmosfera tranquila e encanto bucólico.
Podemos encontrar em Ponte da Barca o excelente contraste que só experimentam os que a visitam e se enamoram das suas belas paisagens, da gastronomia – aqui a lampreia, a posta barrosã, as rabanadas de mel, as queijadas de laranja e o vinho são todos reis – e de um artesanato intemporal – rendas, bordados e tecelagem de linho – para guardar com carinho. Acrescentam-se ainda as romarias, um povo hospitaleiro e tantas outras potencialidades que fazem da Barca um destino apetecível.