Passeios


 

 

 

Um passeio por Caminha

Caminha é um concelho rico em história, Cultura, natureza. A sua história está refletida em cada recanto do concelho, nas ruas estreitas, nas pedras da calçada, nas igrejas, nos cruzeiros, nas Capelas, com inúmeros monumentos e marcas do passado, visível em Caminha e um pouco por todas as freguesias.


Um passeios pela Vila de Caminha, leva-nos a conhecer um pouco mais da história de Portugal.

 

https://www.portugalplease.com/uploads/imagens-temas/caminha-centro.jpg

 
A sua localização, junto á Foz do Rio Minho, junto á serra, a poucos metros de Belas praias, e de onde se vislumbra a Vizinha Espanha,  e um Ferry Boat que junta os dois povos, dá-lhe uma dinâmica de vida privilegiada e para quem a vê, uma visão de beleza deslumbrante.

 
O passeio a começar pelo centro da Vila, encontramos a praça do Terreiro, onde se juntam as esplanadas dos cafés, sempre foi o ponto de encontro dos habitantes locais, no centro encontra-se o Chafariz  construída há cerca de 500 anos. O edifício dos Paços do Concelho, um palacete com quase cem anos, está aberta aos visitantes,  encontra-se também a Loja Interativa de Turismo, onde se pode recolher  informação sobre a região.

 
Ainda na praça, temos a Casa dos Pittas, palácio urbano de estilo neomanuelino, e também a Torre do Relógio, instalado no século XVII. Continuando, vamos ao Largo do Corpo da Guarda, onde durante séculos se fazia a formatura e a rendição da guarnição militar. Um pouco mais à frente, na Travessa do Tribunal, fica a antiga prisão, hoje a funcionar como Museu Municipal. A igreja matriz, ex-líbris da cidade, está ao fundo da rua, no Largo da Matriz. Quem lá entra pode apreciar pormenores únicos como o sacrário rotativo com cenas da Paixão de Cristo e os seus azulejos.

 
Vale a pena fazer a rua estreita de calçada em pedra, em direção ao Rio Minho onde se juntam os bares, é conhecida pela vida noturna, inúmeros bares  espalhados pela rua, e que  funcionam na maioria em horário noturno, onde está presente muita animação e alegria.

 

Em poucos metros saímos do centro da Vila e estamos na  marginal do rio, que convida a um passeio até à mata do Camarido, que D. Dinis mandou plantar, encontramos a praia do Camarido e bares. A cerca de 250metros da praia avista-se num ilheu o Forte da Ínsua. 


Caminha pela sua localização geográfica e a sua rara beleza é ponto de visita obrigatória. Conhecer Caminha num passeio descontraído e provar a sua gastronomia, garante a qualquer pessoa, a vontade de voltar...

 

TRILHOS & ROTAS

 

https://www.portugalplease.com/uploads/imagens-temas/caminha_miradouros02.jpg

 

Trilho do cabeço do meio-dia

Este trilho, de âmbito cultural e de pequena rota, apresenta um percurso de 8 Km, com um grau de dificuldade fácil.
Com partida na Capela de Santo Antão, os caminhantes que escolhem este trilho passam por vários caminhos florestais e atravessam o ribeiro de Pombas, para visitarem o Moinho das Pombas de baixo. Passam também pelo Moinho Velho e pelo Moinho Novo. Chegados ao Cabeço do Meio-Dia, os caminheiros encontram-se a uma latitude de 550 metros e seguem para o Moinho de Baixo, pela ponte e moinhos da Gândara. Este percurso termina no Pontão do Lobo, que tem um valor incalculável para o património arquitetónico e etnográfico da Serra d'Arga. (Fonte Externa: www.caminhaturismo.pt)

Âmbito do Percurso: Cultural

Ponto de Partida: Capela de Santo Antão - Arga de Cima

Distância Percorrida: 8 km

Duração do Percurso: 3 horas

Grau de Dificuldade: Fácil

Cota Máxima Atingida: 550 metros (Cabeço do Meio Dia)

 

Trilho da pedra alçada

É um recurso pedestre de caráter ecológico e panorâmico, de pequena rota. A distância a percorrer é de 11,5 Km e o grau de dificuldade é considerado como moderado.
Este trilho permite alcançar do ponto mais alto do Concelho - Pedra Alçada, a 742 metros de altitude, de onde se pode observar uma magnífica panorâmica sobre o mar e sobre a foz dos rios Minho e Coura.
Para além da paisagem maravilhosa, durante o trilho podem ser apreciadas várias espécies arbóreas, arbustivas e herbáceas, o Mosteiro de São João d'Arga, cascatas e paisagens naturais criadas pelo ribeiro de S. João e a típica povoação de São João d'Arga. (Fonte Externa: www.caminhaturismo.pt)

Âmbito do Percurso: Ecológico-Panorâmico

Ponto de Partida: Largo da Igreja de Arga de S. João

Distância Percorrida: 11,5 Km

Duração do Percurso: 4 a 5 horas

Grau de Dificuldade: Moderado

Cota Máxima Atingida: 742 metros (Pedra Alçada)

 

Trilho da chã da Franqueira

É um percurso pedestre de âmbito cultural e paisagístico, de pequena rota, cujo percurso é de 5 Km, com um grau de dificuldade classificado como fácil.
Este trilho tem como finalidade dar a conhecer parte do rico património histórico e natural da Serra d'Arga. Ao longo do percurso podem ser visitados lugares de singular beleza, como os espaços rurais únicos, quedas de água das Penas e campos agrícolas trabalhados em socalcos. (Fonte Externa: www.caminhaturismo.pt)

Âmbito do Percurso: Cultural - Paisagístico

Ponto de Partida: Largo da Igreja de Arga de Baixo

Distância Percorrida: 5 Km

Duração do Percurso: 3 horas

Grau de Dificuldade: Fácil

Cota Máxima Atingida: 480 metros

 

Trilho da chã grande

O trilho é de âmbito ecológico e cultural, de pequena rota, cujo percurso é de 12 Km e de grau moderado.
Com partida no Largo da Igreja de Arga de Baixo, este trilho permite avistar os prados que constituem o lugar de Valverde, o Alto da Fonte da Urze, onde nasce o Rio Âncora, e onde se observa a imensidão da Chã Grande. Permite ainda descer até aos moinhos do Covão e observar as típicas casas alto-minhotas, os verdes campos cercados por muros de pedra solta e os espigueiros que conservam as características primitivas.(Fonte Externa: www.caminhaturismo.pt)


Âmbito do Percurso: Ecológico-Cultural

Ponto de Partida: Largo da Igreja de Arga de Baixo

Distância Percorrida: 12 Km

Duração do Percurso: 5 horas

Grau de Dificuldade: Moderado

Cota Máxima Atingida: 803 metros (Alto da Portela)

 

Trilho por entre o mar e a montanha

Este trilho, de âmbito paisagístico e ecológico e de pequena rota, apresenta um percurso de 19,3 Km, com um grau de dificuldade moderado.
Tem início junto ao Parque de Campismo do Camarido, passando pelas muralhas até ao Alto da Espiga, permitindo desfrutar da belíssima paisagem sobre o Estuário dos rios Minho e Coura. Continua até à ermida românica de S. Pedro de Varais, onde se observa uma magnífica paisagem sobre o vale do rio Âncora e a costa atlântica. Alcança-se a seguir o marco geodésico de Cobertorinho e, adiante, um cruzeiro que culmina no penedo do Sino dos Mouros. Depois de se atravessar a EN 13, chega-se à praia de Moledo. Atravessando a Mata Nacional do Camarido regressa-se ao ponto partida.  (Fonte Externa: www.caminhaturismo.pt)

Localização do Percurso: Vilarelho

Tipo de Percurso: Pequena Rota

Âmbito do Percurso: Paisagístico e Ecológico

Ponto de Partida: Parque de Estacionamento do Camarido

Distância Percorrida: 19,3 km

Duração do Percurso: 5 h 30 m

Grau de Dificuldade: Moderado

Cota Máxima Atingida: 410 metros (Alto da Espiga)

 

Rota castros e fortes

Esta rota pretende dar a conhecer os castros e fortes situados no cordão litoral do território da VALIMAR ComUrb. Em Caminha, o percurso inclui a visita ao Forte do Cão (Âncora), ao Dólmen da Barrosa, ao Forte da Lagarteira (Vila Praia de Âncora) e à praia de Moledo, de onde se avista o Forte da Ínsua. (Fonte Externa: www.caminhaturismo.pt)

 

A Rota "Natureza e Cultura do Litoral"

A rota visa mostrar as áreas protegidas do litoral e outros espaços com algum tipo de proteção legal. Fazem parte deste roteiro as duas áreas protegidas existentes, acrescidas da Serra d'Arga e do cordão litoral entre Caminha e Viana do Castelo, incluindo a Mata Nacional do Camarido. O percurso em Caminha contempla a visita ao Centro de Interpretação da Serra D'Arga, Miradouro da Fraga, Mata Nacional do Camarido e Praia de Moledo. (Fonte Externa: www.caminhaturismo.pt)

 

A Rota "Centros Históricos do Litoral"

Esta rota possibilita uma visita aos Centros Históricos de Viana do Castelo e Caminha, bem como ao de Ponte de Lima. No caso de Caminha, a rota inclui uma visita ao Forte da Lagarteira, em Vila Praia de Âncora, uma passagem pelo centro histórico da vila medieval de Caminha, e a visita ao Mosteiro de S. João d'Arga. (Fonte Externa: www.caminhaturismo.pt)

 

A Rota "Litoral Religioso"

Esta rota mostra a riqueza do património arquitetónico religioso, através de uma visita aos principais locais religiosos situados fora dos centros urbanos. Em Caminha, o percurso conte

mpa uma visita ao Mosteiro de S. João d'Aga, à Igreja Matriz e à Misericórdia, ao Monte Calvário, em Vila Praia de Âncora. (Fonte Externa: www.caminhaturismo.pt)

 

Rotas "Miradouros"

https://www.portugalplease.com/uploads/imagens-temas/dsc_0175.jpg


Sugestões