Situado no litoral Norte de Portugal, é marcado pela beleza e pela diversidade. Limitado a sul por Viana do Castelo, a norte pelo rio Minho, a nascente pelos concelhos de Vila Nova de Cerveira e Ponte de Lima e a poente pelo mar Atlântico, Caminha tem a Galiza do outro lado do Rio Minho.
A antiga vila fortificada de Caminha debruça-se sobre o rio Minho e é rica em património histórico e arquitectónico. A vila é atraente, com as suas casas senhoriais e muralhas defensivas que parecem sussurrar contos e lendas, a Igreja Matriz em estilo gótico e a simpática praça central com os seus cafés e esplanadas, a Torre do Relógio (século XV), o chafariz renascentista e o Solar dos Pitas, exibindo sete esplêndidas janelas manuelinas no piso superior.
Com uma área próxima dos 138 km2, o concelho é formado por 20 freguesias: Arga de Baixo, Arga de Cima, Arga de São João, Argela, Azevedo, Caminha-Matriz, Cristelo, Dem, Lanhelas, Moledo do Minho, Seixas, Venade, Vilar de Mouros, Vilarelho, Âncora, Gondar, Orbacém, Riba de Âncora, Vila Praia de Âncora e Vile.
A paisagem é diversificada e a vegetação exuberante. O clima é temperado e agradável, com forte influência marítima, e a amplitude térmica média anual ronda os 15 graus centígrados.
Com magníficas praias, paisagens de rara beleza, serra e rios, o "mosaico de paisagens" é rico em termos ambientais, paisagísticos, recursos naturais, patrimoniais, culturais e gastronómicos.