O turismo de saúde está focado principalmente na atividade médica e hospitalar, não deixando de envolver também o cuidado com o corpo e a mente, que nem sempre está atrelado ao ambiente hospitalar ou depende necessariamente de algum médico.Turismo de Saúde e turismo Termal são algumas das ofertas do nosso país.
Turismo de Saúde
O turismo de saúde está focado principalmente na atividade médica e hospitalar, não deixando de envolver também o cuidado com o corpo e a mente, que nem sempre está atrelado ao ambiente hospitalar ou depende necessariamente de algum médico.
Turismo Termal
Turismo Termal é destinado à visitação de estabelecimentos ou destinos apropriados ao banho principalmente em estâncias de água mineral ou especificamente sulfurosa.
Turismo de Balneário é uma das mais antigas segmentações do mercado turístico iniciada no período clássico com as Termas romanas desenvolvido em localidades que possibilitem o banho, atualmente com a finalidade de terapia pela água em piscinas naturais ou artificiais de uso comunitário, abertas ao público ou em estabelecimentos hoteleiros fechados.
O principal foco do Turismo balnear é o banho de água mineral em piscinas naturais com valor medicinal. Podendo ser como ocorre na região de Capacho em Portugal com as suas águas termais sulfurosas ou em Caldas do Jorro com suas piscinas que chegam a 48°C. O turismo balnear está associado à praia, tanto a rios como lagos, origina importantes fluxos turísticos que se efetuam a distâncias cada vez maiores.