Ecovias Vila Real

https://www.portugalplease.com/uploads/imagens/vilareal.jpg

CHAVES

1 - Ciclovia das Margens do Tâmega

Localização: Chaves

Início/Fim: Ponte da Galinheira

Fim/Inicio: Ponte da Galinheira

Extensão: 7 000 metros

Descrição: Requalificadas, as margens do Rio Tâmega conformam o Parque Urbano da Cidade de Chaves, um espaço verde para desfrutar de passeios pedestres ou de bicicleta. Inclui, ainda, diversos parques infantis e de jogos (futebol de praia, pista de skate e de trial) e outros espaços de lazer onde a presença da água e do verde é uma constante. (Fonte externa: Portoenorte.pt)

GPS: 41.753706 7.457973

PESO DA RÉGUA

2 - Ecovia Ribeirinha

Localização: Peso da Régua

Início/Fim: Cais da Junqueira

Fim/Inicio: Salgueiral

Extensão: 2 233 metros

Acessibilidades: EN108 ou Avenida do Douro

Descrição: A Ecovia Ribeirinha do Peso da Régua, resultado da operação de regeneração urbana Frente Douro oferece um percurso muito aprazível pela margem do Rio Douro que banha a cidade, sendo utilizada por ciclistas e caminhantes para fruição da natureza ou para a prática desportiva. A zona ribeirinha atravessada pela ecovia possui um enorme valor ambiental e paisagístico, numa área classificada como Património Mundial da UNESCO e de onde é possível vislumbrar a Ponte Metálica e aceder ao Museu do Douro. (Fonte externa: Portoenorte.pt)

GPS: 41°9’21.60”N 7°46’57.86”W

RIBEIRA DE PENA

3 - Ecovia do Parque Natura de Lamelas

Localização: Portela de Santa Eulália | Ribeira de Pena

Início/Fim: Parque Natura de Lamelas

Fim/Inicio: Parque Natura de Lamelas

Extensão: 3 500 metros

Acessibilidades: Quem chega pela A7, sair no nó de Ribeira de Pena. Depois da primeira rotunda seguir em direção ao Pena Aventura Park. Quem vem de Vila Pouca de Aguiar, segue pela N206 até à Portela de Santa Eulália e depois segue a direção do Pena Aventura Park.

Descrição: A ecovia do Parque Natura de Lamelas é um percurso circular que se encontra no Parque Natura de Lamelas que tem uma extensão de 3 500 metros. Esta ecovia pode ser utilizada a pé ou de bicicleta. Encontra-se completamente pavimentada. Para encontrar alguns pontos de interesse, sugere-se ao utente que saia um pouco da ecovia para fazer uma visita às Gravuras Rupestres de Lamelas que se encontram a 300 metros. A cerca de 800 metros, no sentido descendente, este encontrará o Parque de Merenda de Lamelas e um pouco mais afastado pode-se visitar o Parque Ambiental de Ribeira de Pena. Aos amantes de turismo aventura sugere-se o Pena Aventura Park. (Fonte externa: Portoenorte.pt)

GPS: 41° 30’ 16.15” N 7° 48’ 10.64” W

VILA POUCA DE AGUIAR

4 - Ecopista Intermunicipal de Vila Pouca de Aguiar

Localização: Vila Pouca de Aguiar

Início/Fim: Tourencinho | Freguesia de Telões

Fim/Inicio: Sabroso de Aguiar

Extensão: 20 000 metros

Acessibilidades: Estrada Nacional nº2

Descrição: A ecopista é fruto da reconversão do antigo eixo ferroviário do Corgo num percurso clicável que atravessa todo o concelho de Vila Pouca de Aguiar. O antigo eixo ferroviário do Corgo atravessa diferentes tipologias de paisagens, desde as encostas acentuadas da montanha aos vales nas linhas de água, à paisagem agrícola tradicional e à malha urbana de Vila Pouca de Aguiar, conjugando as condições físico-culturais e sociais necessárias para a sua reconversão num percurso clicável. Assim a Ecopista de Vila Pouca de Aguiar representa um percurso cultural de desfrute do meio ambiente e um veículo para o desenvolvimento do turismo sustentável na região, correspondendo a uma ligação importante a Pedras Salgadas e sua periferia, favorecendo os fluxos entre o meio rural e o meio urbano e as relações locais. (Fonte externa: Portoenorte.pt)

GPS:

Início: 41,407639 -7,682827

Fim: 41,596941 -7,573100

VILA REAL

5 - Ecopista do Corgo

Localização: Vila Real

Início/Fim: Estação de Vila Real

Fim/Inicio: Limites do concelho com Vila Pouca de Aguiar

Extensão: 17 800 metros

Descrição: A Ecopista do Corgo é o resultado da recuperação da antiga linha ferroviária, que ligava Vila Real a Vila Pouca de Aguiar, desativada em 1990. Trata-se de uma infraestrutura ininterrupta, segura e agradável de percorrer que permite a circulação a pé, de bicicleta e a cavalo. Quem a utiliza desfruta de uma paisagem magnífica onde se destacam as serras do Marão e Alvão e algum património, não podendo esquecer a invejável riqueza da fauna e da flora ao longo do percurso. É uma via panorâmica com zonas de lazer. Ao longo da Ecopista foram plantadas árvores, colocados bancos e criadas zonas de lazer e espaços verdes. (Fonte externa: portoenorte.pt)