O Seixal é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Setúbal e à Área Metropolitana de Lisboa, com cerca de 31 600 habitantes.
É sede de um município com 95,50 km² de área, subdividido em 4 freguesias. Com 184 269 habitantes (2011), é um dos oito concelhos mais populosos de Portugal. O município é limitado a este pelo município do Barreiro, a sul por Sesimbra, a oeste por Almada (com quem mantém uma forte afinidade)[vago] e a norte pelo estuário do Tejo, através do qual tem ligação a Lisboa. O concelho do Seixal possui um grande braço do Tejo, com o sapal de Corroios a oeste e o rio Judeu a leste.
Nas margens do Rio Tejo, a extremamente fértil região do Seixal foi aproveitada durante a ocupação árabe para a introdução de diversas culturas mediterrânicas, como as vinhas, olivais e figueiras.
Devido às características da sua baía abrigada, nos sécs. XIV-XV o Seixal foi escolhido para a instalação de estaleiros navais, indústria que na época dos Descobrimentos se desenvolveu muitíssimo, e aqui se manteve durante séculos. Todavia, a actividade tradicional da população foi durante muito tempo a pesca, facto que estará na origem da escolha de São Pedro para padroeiro, e em honra de quem se realizam em Junho as principais Festas do concelho.
Uma visita ao Eco-Museu Municipal do Seixal é imprescindível para conhecer melhor a história e tradições da região. Como complemento sugere-se um passeio num barco típico e uma ida ao Moinho de Maré de Corroios que se mantém em funcionamento, mostrando aos visitantes como se processava uma actividade que nos sécs XV-XVI era muito comum na região. Existiam nesta zona cerca de 60 Moinhos de Maré, responsáveis pelo abastecimento de farinha à cidade de Lisboa.