Descrição Grândola

Booking.com

Grândola é uma vila portuguesa no Distrito de Setúbal, região (NUTS II) do Alentejo e sub-região (NUTS III) do Alentejo Litoral, com cerca de 6 800 habitantes.

É sede de um município com 825,94 km² de área e 14 826 habitantes (2011), subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Alcácer do Sal, a leste por Ferreira do Alentejo, a sul por Santiago do Cacém, a oeste pelo oceano Atlântico e a noroeste, através do Estuário do Sado, por Setúbal.

A região de Grândola combina a influência do litoral com as do interior sul do país. A actividade agrícola continua a ser muito importante para a região sendo a cultura do arroz a mais significativa.

Do património cultural, os vestígios arqueológicos da época romana são os mais importantes, nomeadamente o centro conserveiro de salga de peixe em Tróia, datado de inícios do séc. I.

O maior interesse desta região centra-se na proximidade das praias, que anualmente atraem muitos visitantes. Destacam-se a Península de Tróia e as várias praias de areal extenso, como por exemplo a do Pego, da Comporta e a do Carvalhal.

Na história de Portugal, o nome de Grândola ficou associado à música "Grândola Vila Morena", da autoria de José Afonso. Durante a Revolução do 25 de Abril, foi emitida pela Rádio Renascença dando sinal às tropas para poderem avançar sobre Lisboa. Cantada em momentos de entusiasmo ou de perigo pode-se considerar que foi um hino da Revolução, lembrando a liberdade de expressão reconquistada.