No Convento de S. Francisco conserva-se uma coleção superior 60.000 caixas, etiquetas e carteiras de fósforos doada por Aquiles da O Núcleo de Arte Contemporânea foi criado em 2004, por doação do Professor José-Augusto França.
Rua Gil de Avô 2300-580
Tomar
O conjunto de pinturas, esculturas, desenhos e fotografias abrange um arco cronológico que se estende de 1932 à atualidade. Obras de Mário Eloy, Júlio e Almada Negreiros, assinalam o Modernismo do segundo quartel do século XX. O Surrealismo tem um lugar de destaque com um significativo número de trabalhos, produzidos a partir do Grupo Surrealista de Lisboa, onde se contam nomes como António Pedro, Vespeira, Fernando de Azevedo ou Fernando Lemos. O Abstraccionismo e a eclosão da Nova-Figuração estão igualmente representados com obras de Fernando Lanhas, João Cutileiro, Joaquim Rodrigo, Noronha da Costa, entre outros. Completa a coleção, a variada produção que marca o final do século até aos dias de hoje.
Coleção constituída por mais de duas centenas de obras de arte contemporânea portuguesa, o Núcleo integra peças de escultura, pintura, desenho, fotografia. Reunida por José-Augusto França, a coleção espelha bem as relações de trabalho e de amizade que foi estabelecendo durante mais de sessenta anos de atividade como crítico e historiador de Arte.
Tel.: (+351) 249 329 814
museologia@cm-tomar.pt
Horário:
Verão (abril a setembro): 4ª feira a domingo, 14h00 às 18h00
Inverno (outubro a março): 4ª feira a domingo, 14h00 às 17h00
Encerrado nos dias: 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro
Fonte: http://www.cm-tomar.pt/