O plano da cidade medieval organiza-se em cruz com os 4 braços apontando os 4 pontos cardeais marcados pelos 4 conventos da cidade.
Centro Histórico
Tomar
O centro, onde se situam a Câmara Municipal e a Igreja Matriz, é Praca republicaa Praça da República, a partir da qual irradiam os principais edifícios públicos e religiosos: a sul, a Sinagoga, o antigo Hospital da Misericórdia, o Convento de S. Francisco e o antigo Rossio da Vila; a norte, a sede da Assembleia Municipal, as capelas de S. Gregório e da Senhora da Piedade e o antigo Convento da Anunciada; a oeste, a colina do Castelo, a Ermida da Senhora da Conceição e o Convento de Cristo; a leste, a Ponte, as antigas Moagens e Moinhos da Vila, o Convento de Sta. Iria, a saída para a Igreja de Sta. Maria do Olival e zona escolar da cidade, com o Instituto Politécnico a rematar.
Perseguindo esta geometria simbólica, é interessante constatar que, com centro na igreja manuelina, à Praça da República, se gera a circunferência que une a Charola do Convento (oratório templário) aos Conventos da Anunciada, de Sta. Iria e de S. Francisco.
Eis, assim, o circulo, qual espaço sagrado, dentro da qual se desenvolveu Tomar.
Fonte: http://www.cm-tomar.pt/