O Caminho de Santiago, ao longo da Idade Média foi percorrido por povos oriundos de toda a Cristandade, o que permitiu a circulação e difusão de ideias, usos e costumes. O seu papel na construção de uma cultura europeia é inquestionável.
Grou
Tomar
Tomar, pela sua situação privilegiada – ponto central entre Lisboa e Porto, com garantia de defesa e hospitalidade pelo Castelo dos Templários desde o séc. XII e, posteriormente pela Ordem de Cristo – foi um dos pontos fundamentais do Caminho Português. Um dos principais acessos ao castelo e convento de Cristo tem a designação de Calçada de Santiago. Este topónimo, bem como vários relatos escritos no séc. XVII e XVIII documentam que o Caminho passava por Tomar e pelo Convento de Cristo, monumento hoje classificado como Património da Humanidade.
Este percurso que se inicia no Grou-Asseiceira, passando na capela de S. Lourenço, pelo Convento de Cristo, centro histórico, ponte gótica de Peniche - Casais, Soianda e Chão das Eiras está devidamente assinalado com setas amarelas.
Fonte: http://www.cm-tomar.pt/