O Sardoal é uma vila portuguesa pertencente ao distrito de Santarém, na província do Ribatejo, região do Centro e sub-região do Médio Tejo, com menos de 2 000 habitantes.
É sede de um pequeno município com 92,15 km² de área e 3 939 habitantes (2011), subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Vila de Rei, a leste pelo de Mação e a sul e oeste pelo de Abrantes. Wikipédia
Povoada deste tempos pré-históricos como o testemunham diversos achados arqueológicos, o documento mais antigo que comprova a existência do Sardoal data de 1313, e é uma carta da Rainha Santa Isabel, esposa do rei D. Dinis, que está depositada na Biblioteca Municipal.
A vila, de casas brancas e floridas implantadas no topo de uma colina, com as ruas do zona mais antiga calcetadas com seixos do rio, é muito pitoresca.
De entre as diversas Igrejas e Capelas que durante as cerimónias da Semana Santa se apresentam ornamentadas com tapetes de flores destaca-se a Igreja Matriz do séc. XVI, onde estão expostas diversas obras notáveis do grande pintor renancentista aqui nascido e que por isso é conhecido como Mestre do Sardoal.
Um dos grandes eventos anuais do Sardoal tem lugar em Setembro. São as festas do concelho que animam as ruas da vila com muitas manifestações culturais, sendo também a altura ideal para adquirir produtos regionais na Feira de Artesanato.