Descrição Rio Maior

Rio Maior é sede de um município com 272,76 km² de área e 21 192 habitantes (2011), subdividido em 10 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Porto de Mós, a nordeste e a sul pelo de Santarém, a sul pelo da Azambuja, a oeste pelo do Cadaval e pelo das Caldas da Rainha e a noroeste por Alcobaça.

O Concelho de Rio Maior, no distrito de Santarém, integra a Sub-região da Lezíria do Tejo e em termos turísticos integra-se no Turismo do Alentejo e Ribatejo. Os seus principais pontos naturais são a Serra dos Candeeiros e o Rio Maior, afluente do Tejo. Numa superfície de cerca de 270 km2 encontram-se a paisagem serrana e a zona do Bairro Ribatejano, um espaço privilegiado entre a Região do Vale do Tejo e o Litoral Oeste de Portugal.

As várias linhas de água que percorrem o seu território constituem uma densa rede hidrográfica da qual se destaca o rio Maior que deu nome à localidade e concelho.

O Norte do concelho, delimitado pela Serra dos Candeeiros e integrado no Parque Natural das Serras D´Aire e Candeeiros, apresenta um variado número de grutas e algares naturais. Para Sul são mais evidentes as planuras e consequentemente, as influências ribatejanas.

O Concelho oferece aos seus visitantes uma diversidade de opções culturais, gastronómicas, de contacto com a natureza e também desportivas.

O potencial turístico do concelho está, sobretudo, associado ao carácter rural da sua vivência passada e à sua integração no Parque Natural das Serras d'Aire e Candeeiros, onde por vezes o cultural e o ambiental se associam de modo exemplar.

A 3 km da cidade de Rio Maior pode encontrar as Salinas naturais de Rio Maior.