É a sede do segundo mais pequeno município do País, em termos de área territorial, sendo limitado a leste pelo município de Vila Nova da Barquinha, a sul pelo município da Golegã, e a oeste e norte pelo município de Torres Novas.
Localizado na zona norte do Concelho, o Parque Verde do Bonito é a maior zona verde do Concelho. É constituído por uma albufeira e um vasto espaço verde. É o local ideal para desfrutar de diversas atividades ao ar livre, como passeios pedestres e de bicicleta. Na albufeira desenvolvem-se atividades de pesca desportiva. Possui área de serviço público para autocaravanas, com estacionamento, abastecimento de água, descarga de água e descarga de sanita química.
Para além das Festas de S. João e da Cidade, que se realizam em junho, realizam-se também outras atividades relevantes em termos turísticos. No âmbito do evento Entroncamento em Flor, que se realiza em maio, tem também lugar a realização da Semana Gastronómica “À Descoberta do Bacalhau” nos restaurantes aderentes do concelho do Entroncamento. De destacar também os eventos Street Food do Entroncamento, no início de setembro, o Festival Vapor- A Steampunk Circus, no final do mês de setembro e o Mercado de Natal do Entroncamento, em dezembro.
O Museu Nacional Ferroviário, principal ex-libris da cidade, está instalado no Complexo Ferroviário do Entroncamento, numa área de 4,5 hectares. A exposição permanente habita edifícios ferroviários notáveis. Conheça verdadeiros tesouros nacionais, máquinas fantásticas que trilharam os caminhos da história e do transporte ferroviário e visite as exposições temporárias.
Quanto à culinária, os pratos mais destacados, como os habitantes, têm raízes em outras regiões do país, como as açordas, o bacalhau assado com batatas a murro. batatas), feijoadas e doces, como pão-de-ló e tigeladas (ovos, farinha e açúcar cozidos no forno).