Situada na confluência de dois rios - o Tejo e o Zêzere - Constância tem uma fisionomia característica que lhe é conferida pelo casario branco implantado harmoniosamente numa encosta.
Foi a sua localização geográfica que moldou as características desta vila que no séc. XIV era um importante porto fluvial e um entreposto comercial movimentado.
Constância tem o seu nome ligado ao de Luís Vaz de Camões, grande poeta português do séc. XVI, autor dos "Lusíadas", que aqui viveu durante algum tempo. Anualmente no dia 10 de Junho realizam-se as "Pomonas Camonianas", festas que retratam a época medieval, em que a vila presta homenagem ao seu Poeta.
Outro evento anual que atrai muita gente a Constância são as Festas de Nossa Senhora da Boa Viagem, que têm lugar por altura da Páscoa, em que a povoação se apresenta no seu maior esplendor, com as ruas enfeitadas com papéis coloridos e animadas pelas muitas tasquinhas que se encontram um pouco por toda a parte. O ponto alto desta Festa é a 2ª feira a seguir à Páscoa, em que tem lugar uma procissão de barcos ornamentados.