Alpiarça é uma vila portuguesa no Ribatejo, pertencente ao Distrito de Santarém, região (NUTS II) do Alentejo e sub-região (NUTS III) da Lezíria do Tejo, com cerca de 6 000 habitantes. Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo, mas constante nos discursos de auto e hetero-identificação.
Enquadramento do concelho e freguesia de Alpiarça.
É sede de um pequeno município com 95,36 km² de áre e 7 702 habitantes (2011), o que corresponde a uma densidade demográfica de 80,8 hab/km², sendo um dos seis municípios de Portugal que possuem apenas uma freguesia, correspondente à totalidade do território do concelho. O município é limitado a nordeste e leste pelo município da Chamusca, a sueste e sudoeste por Almeirim e a noroeste por Santarém.
Situada na vasta planície da lezíria do Ribatejo, a região portuguesa onde as tradições ligadas à criação de cavalos e à festa taurina estão mais arreigadas, Alpiarça é uma cidade tranquila, conservando-se nas suas redondezas testemunhos de ocupação humana já na época pré-histórica como as Necrópoles do Meijão e Cabeço da Bruxa, nas redondezas.
Local imperdível numa visita é a Casa-Museu dos Patudos, que foi residência de José Relvas, diplomata e político português do séc. XIX-XX, e onde se poderá apreciar o obras primas de pintura, excelentes peças de porcelana, bronze, mobiliário e tapeçaria, que constituem o recheio desta casa.