Alcanena é uma vila portuguesa que pertence ao distrito de Santarém, na província do Ribatejo, região do Centro (NUTS II) e sub-região do Médio Tejo (NUTS III), com cerca de 4 100 habitantes.
É sede de um município com 127,33 km² de área e 13 868 habitantes (2011), subdividido em 7 freguesias. O município é limitado a nordeste pelo município de Ourém, a este por Torres Novas, a sul e sudoeste por Santarém e a noroeste pelos municípios de Porto de Mós e da Batalha.
Situada no sopé das Serras de Aire e Candeeiros, área classificada como Parque Natural, a povoação de Alcanena desenvolveu-se muito no séc. XIX, altura em que se instalaram na região diversas fábricas ligadas à indústria de curtumes. Foi uma época de prosperidade que muita riqueza trouxe a esta região, datando dos finais do séc. XIX-início do séc. XX, muitos dos belos edifícios que se podem encontrar em Alcanena.
Nas redondezas, num local extremamente fresco e verdejante estão situados os "Olhos d`Água" - as nascentes do Rio Alviela, um dos pontos em que é captada a água para abastecimento domiciliário de água à cidade de Lisboa.