Situada numa encosta junto ao rio Tejo, a cidade de Abrantes foi desde sempre um local importante em termos de estratégia militar, uma vez que do seu ponto mais alto é possível apreciar um vastíssimo panorama que abrange grande parte do Rio Tejo, e se estende pela Beira Baixa, Ribatejo e Alentejo.
Abrantes surpreende pela sua beleza e harmonia. É uma cidade conhecida pelo seu património, com destaque para o Centro Histórico e os seus monumentos, praças e ruas ladeadas por edifícios de arquitetura tradicional e também pelas condições naturais de excelência que convidam ao lazer e fruição da natureza durante todo o ano.
Foi precisamente neste sítio que os mouros construíram um castelo, que foi conquistado por D. Afonso Henriques, 1º rei de Portugal, e doado à Ordem Religiosa e Militar de Santiago de Espada para defesa e povoamento.
No séc. XIX, esta região foi invadida pelas tropas napoleónicas que a saquearam e aqui se aquartelaram, permanecendo durante cerca de quatro anos, até serem expulsos 4 anos mais tarde, numa luta que contou com a participação heróica da população e a ajuda das tropas britânicas.
Hoje em dia, Abrantes é uma cidade tranquila, em que se aconselha um passeio a pé pelas ruas de casas brancas que já foram consideradas as mais floridas do país, sem perder a oportunidade de provar os famosos doces regionais confeccionados à base de ovos e açúcar - as Tigeladas e a Palha de Abrantes.