Descrição Vila do Conde

Booking.com

Vila do Conde é um dos mais antigos topónimos do norte de Portugal. As suas origens estão para lá da fundação do território português, remontando ao ano de 953.

Sentir o pulsar de uma cidade tranquila, sem pressas. Encantar-se com as rendas de bilros e a doçaria conventual. Conhecer os museus, ler José Régio. Ouvir testemunhos das gentes que aprenderam a viver entre a terra e o mar. Percorrer a cidade é encontrar casas baixas, ruas estreitas e calçadas de pedra e deparar-se com a monumentalidade do Mosteiro de Santa Clara e do seu Aqueduto, que definem a silhueta do antigo burgo.
Visite Vila do Conde, o seu destino de charme.

Vila do Conde é testemunho de uma intensa atividade cultural pontuada por singulares eventos de prestígio. Ao longo do ano, são igualmente inúmeras as festas e romarias de cariz religioso que acontecem por todo o concelho.

Vila do Conde tem para si um leque alargado de interessantes experiências, complementadas por uma vasta oferta cultural, material e imaterial, com especial destaque para a singular diversidade de tradições e festividades, tornando este concelho num excelente destino turístico ao alcance de todos.

O que aqui lhe apresentamos são sugestões e um convite para que melhor conheça os eventos culturais e religiosos, o património natural e edificado, os desportos náuticos praticados ao longo do ano, ou ainda os inesperados percursos pedestres onde poderá relaxar e fazer caminhadas que lhe mostrarão uma cidade e um concelho que não se esgota numa só estação do ano.

Local de paragem obrigatória para todos os peregrinos de Santiago, Vila do Conde é também testemunha deste fenómeno mundial e assume-se desta forma como um ponto estratégico tanto para quem faz o Caminho da Costa, como para quem escolhe o Caminho Central. 

Porque Vila do Conde é encantadora o ano inteiro, aceite o nosso convite e venha daí usufruir do muito que temos para lhe oferecer.

A sua história está descrita na quantidade de monumentos presentes no território, tal como o Mosteiro de Santa Clara, a Capela do Socorro, a Igreja Matriz, o Forte de S. João Baptista, a ermida da Senhora da Guia, o aqueduto e as diversas casas senhoriais.

Este concelho é muito procurado por turistas devido às suas magníficas praias que estão situadas ao longo de 18 km.

No artesanato damos destaque para as mantas de trapos, as camisolas de lã, os trabalhos em ferro forjado, e, em particular para as rendas de bilros, de tradição secular.

Na gastronomia, o destaque vai para a doçaria conventual, trazida pelas freiras.