Descrição Valongo

Booking.com

A criação do concelho de Valongo remonta ao ano de 1836 e ocorre no contexto da reforma administrativa do País, compreendida no reinado de D. Maria II. Contudo, a ocupação humana desta região é muito anterior à romanização.  

Com uma área de 75,12 quilómetros quadrados e cerca de 100 mil habitantes, onde convivem as cidades de Alfena, Ermesinde e Valongo e as vilas de Campo e Sobrado, o Município de Valongo possui uma localização estratégica na região litoral norte de Portugal. O concelho é atravessado por vias rápidas e caminhos de ferro, que o colocam a poucos minutos do Aeroporto Francisco Sá Carneiro e do Porto de Leixões.

Descobrir Valongo é desfrutar de um local que a Natureza bafejou com riquezas únicas, distribuídas pela geologia, fauna e flora, que o Homem soube explorar, criando uma paisagem única, onde se destacam as Serra de Santa Justa e Pias, integradas na Rede Natura 2000 e que fazem parte do Parque das Serras do Porto.

O concelho é marcado ao longo de todo o ano por festas, romarias e feiras destinadas a reviver as marcas identitárias locais, onde se pode apreciar a Regueifa e o Biscoito, o artesanato de lousa e os brinquedos tradicionais de madeira e chapa.
É também em Valongo que tem lugar uma das manifestações culturais mais genuína de Portugal - a Festa da Bugiada e Mouriscada, que se realiza todos os anos no dia de S. João, a 24 de junho.

Valongo foi uma localidade muito importante para os Romanos, pois foi aqui que estabeleceram minas de extração de ouro, trabalhadas por escravos, que depois de libertos se misturaram ao povo local.

Foram as minas que iniciaram o desenvolvimento económico desta região, mas logo outras áreas como a indústria e o comércio, ganharam uma grande importância, levando ao aumento populacional de Valongo.

Um dos exemplos é a indústria panificadora, que até hoje tem grande impacto na economia local e nos presenteia com autênticas iguarias, tal como: os biscoitos tradicionais, o pudim de pão, as sopas secas e os  Doces Brancos de Sobrado.

Não se pode esquecer de degustar os vinhos verdes locais, naturalmente leves e frescos.