Plana e aberta para o Atlântico, a cidade da Póvoa de Varzim localiza-se a 28 km a norte do Porto e é facilmente acessível, graças à proximidade do aeroporto internacional Sá Carneiro (18km) e à teia rodoviária e ferroviária que a serve, contando, igualmente, com um porto para embarcações de recreio.
As origens do povoamento da Póvoa de Varzim datam de cerca 200 000 a.C., durante o Paleolítico inferior.
Este concelho é um dos mais ricos em termos históricos, devido à quantidade de achados que comprovam a presença de diversos povos pré-românicos e pós-românicos. Estes povos fixaram-se devido a esta cidade estar localizada num dos melhores portos naturais portugueses, que permitiu o comércio marítimo e o desenvolvimento das artes piscatórias, que consequentemente tornou esta região um das mais povoada do norte de Portugal.
Hoje este concelho é muito conhecido a nível turístico, devido às suas magníficas praias, à qualidade ambiental e à animação noturna, onde se podem encontrar uma grande quantidade de bares de praia e o ilustre Casino da Póvoa.
Cidade de feição contemporânea e bairros mais antigos, a Póvoa de Varzim desfruta de uma cozinha piscatória rica e mantém tradições antigas, tais como siglas poveiras ou masseiras. É uma das poucas zonas de jogo legal em Portugal e possui industrias têxtil e alimentar significativas