Descrição Paços de Ferreira

Booking.com

Paços de Ferreira é considerada a Capital do Móvel em Portugal, sendo hoje o maior centro de negócios de mobiliário do país.

A quantidade de monumentos existentes, a citânia de Sanfins e os inúmeros vestígios de diferentes épocas, são a prova que este concelho já é habitado há vários séculos. É de facto na cultura castreja que Paços de Ferreira, através de Sanfins, afirma hoje um predomínio a nível nacional. Mercê da existência de uma estância arqueológica invulgar e do estudo cuidado e persistente de diversos arqueólogos ao longo do século XX, Sanfins tornou-se o expoente máximo na cultura castreja do noroeste peninsular.

Integrada nas Terras de Sousa, na Alta Idade Média, o território da actual Paços de Ferreira teve, durante séculos, no Mosteiro de Ferreira a sua maior influência.

Situado numa zona de transição, ligado simultaneamente ao interior e ao litoral, com a identidade do Douro a exercer uma influência marcante, o atual território de Paços de Ferreira cresceu ao longo de séculos integrado nas mais diversificadas unidades civis, jurídicas e religiosas. Os concelhos de Refojos de Riba d’Ave e de Aguiar de Sousa congre¬garam a maior parte das freguesias que hoje constituem o concelho, com uma forte ligação jurídica à comarca do Porto e a divisão entre os bispados de Braga e do Porto.

Na gastronomia encontramos iguarias com muita história, tal como o Capão à Freamunde, um prato tradicional da cidade de Freamunde, ou as Rochas da Citânia, as Brisas do Pilar e os Calvários, doces típicos da região.

As artes e saberes guardados e passados de geração em geração mostram o talento das pessoas deste concelho, tal como os trabalhos em tecelagem, cestaria, esteiraria, cerâmica, olaria, estufar e restauro.