Caracterização do Percurso: O Ecocaminho corresponde a um troço da antiga linha ferroviária de Guimarães integrado num percurso mais abrangente, este de aproximadamente 3,3 km, desde a Quinta dos Cónegos, na freguesia da Cidade da Maia, ao antigo Apeadeiro de Mandim, na extinta freguesia de Barca, atual freguesia do Castêlo da Maia.
Lugar do Souto.
Maia
Envolvência: Ao longo deste percurso são oferecidas distintas paisagens, onde prevalecem área arborizada, confrontações com logradouro de hortas, a antiga estação ferroviária da Maia e áreas agricultadas.
Piso e sinalização: Este caminho corresponde a um percurso pavimentado em betuminoso de 3 metros de largura, com iluminação pública e mobiliário urbano.
A informação disponibilizada aos utilizadores do Ecocaminho surge sob forma de sinalética horizontal - em metragem realizada, e bem ainda em sinalética vertical - em painéis informativos que se distribuem ao longo deste percurso.
Declive: A Ciclovia estende-se em troço correspondente ao antigo canal ferroviário, em terreno cuja inclinação varia entre 0 e 3%.
Grau de Dificuldade: Dificuldade baixa.
Início/Fim: Via Periférica, lugar do Souto.
GPS: 41.227811, -8.632450
Fim/Início: Mandim.
GPS: 41.251663; -8.627807
Extensão: 3.300 metros.
Fonte: http://www.visitmaia.pt/