Terra de Sabores

Terra de Sabores

A Gastronomia de Baião é tão especial que até há quem diga que Eça de Queiroz se apaixonou tanto pela paisagem desta terra como pelos sabores da sua cozinha tradicional quando escreveu A Cidade e as Serras, referindo o magnífico arroz de favas. 
 



-

Baião

Descrição

ANHO ASSADO COM ARROZ DO FORNO
O Anho Assado com Arroz de Forno é por excelência um “prato de festa” desde tempos imemoriais, ganhando especial destaque nesta região entre o Douro e o Tâmega, onde a pastorícia complementa a atividade agrícola.

FUMEIRO TRADICIONAL
O fumeiro tradicional de Baião é constituído pelas seguintes variedades: salpicão, presunto, linguiça, moira, alheira, pá, farinheira, barriga e cabeça fumada e tem características únicas de excelência, uma vez que todo o processo de produção é acompanhado por técnicos especializados, desde a criação dos suínos, passando pelo abate, pela avaliação das condições sanitárias do local onde são confecionados os enchidos e pela selagem do fumeiro para comercialização. Todos os produtos são oriundos do concelho, possuindo características de sabor únicas e genuínas.

POSTA DE VITELA AROUQUESA
A carne de Raça Arouquesa foi consagrada como DOP (Denominação de Origem Protegida) em 1994. Em 1998 foi atribuída a gestão da marca “Carne Arouquesa DOP” à ANCRA, que desde então tem colocado este produto, de elevada qualidade, à venda ao público nos mais diversos locais de norte a sul do país. Esta carne presenta uma cor, consistência, aroma e sabor bem definidos, sendo suas características a tenrura, a suculência, a cor rosada com marmoreado fornecido pela gordura intramuscular, assim como o seu sabor sui generis.

A Raça Arouquesa faz parte do património natural de Baião e integra a sua gastronomia tradicional. A posta de vitela grelhada, a vitela assada e o costelo de Arouquês, fazem as delícias dos apreciadores que visitam o concelho.

BISCOITO DA TEIXEIRA
iscoito da Teixeira – o genuíno –, presente em todas as festas e romarias do Norte de Portugal. Trata-se de um biscoito tradicional que, apesar da divulgação da receita – uma vez que também se confeciona noutras terras bem próximas – tem um segredo que lhe confere o sabor único e característico do “verdadeiro” biscoito da teixeira, segredo esse que só as pessoas da terra – que o produzem há muitos anos, ou aprenderam a fazê-lo com os seus antepassados –, sabem.

BROA DE MILHO
té aos meados do séc. XX, a padaria era uma realidade muito mais citadina do que é hoje. No campo, nas aldeias, o pão que se comia era a broa, o pão escuro, que se fazia com bastante regularidade em casa, para consumo próprio. Havia ainda quem a fizesse esta broa ou boroa diariamente, não só lá para casa mas também para vender à vizinhança. O pão branquinho, de trigo, era considerado um luxo e só os ricos é que o consumiam. Nos campos, cultivava-se milho e centeio. Por isso, eram estes os cereais com que se fazia a broa.

Laranja
laranja e a flor da laranjeira simbolizam o acolhimento, a dedicação e o sentido do serviço, evocando inesperadamente a viagem dos portugueses pelo mundo. Ainda hoje, ao longo da bacia mediterrânea, a laranja confunde-se com Portugal: no Piemonte é portugaletto, no Curdistão é portughal, na Albânia portokale, na Grécia portugales.

VINHOS E ESPUMANTES
Baião é uma sub-região da extensa Região Demarcada dos Vinhos Verdes, em que se integram os concelhos de Baião, Resende (excepto a freguesia de Barrô) e Cinfães (excepto as freguesias de Travanca e Souselo).

Fazendo fronteira com a Região Demarcada do Douro, situa-se na região interior da demarcação dos vinhos Verdes, caracterizando-se por um clima menos temperado que as sub-regiões do litoral, com Invernos mais frios, menos chuvosos e meses de Verão mais quentes e secos. São estas condições que permitem o amadurecimento correcto das castas de maturação mais tardia, como o Azal e o Avesso (brancas) e o Amaral (tintas), com maiores exigências de calor no final do ciclo.

A sub-região de Baião tem-se afirmado na produção de vinhos brancos de grande notoriedade a partir da casta Avesso, juntando estes vinhos o aroma intenso e frutado a uma acidez viva.

Fonte: https://www.visitbaiao.pt/
 


Localização no Mapa

Permitir Localização

- Baião

Comentários

Não Existem Comentários!

750

Nós levamos muito a sério a proteção dos dados. Para isso garantimos que os seus dados são usados para fins de comunicação, notificação e email marketing. Nós não usamos os seus dados para outros fins ou de fornecer a terceiros sem a sua expressa autorização.




Parceiros na mesma localidade

loader