Conhecer Baião

Conhecer Baião

Baião é cultura, património e natureza… Baião é uma vila portuguesa no distrito do Porto, região Norte e sub-região do Tâmega e Sousa, com cerca de 3 200 habitantes. É sede de um município com 174,53 km⊃2; de área e 20 522 habitantes (2011), subdividido em 14 freguesias. O município é limitado a norte pelo concelho de Amarante, a leste por Mesão Frio, Peso da Régua, a sul por Resende e Cinfães e a oeste pelo Marco de Canaveses. O município engloba 3 vilas: Baião, Ancede e Santa Marinha do Zêzere. https://pt.wikipedia.org/



.

Baião

Descrição

Nesta terra de montanhas e rios – que se rasga até aos céus -, território de água, de vida, esculpido em xisto e granito coberto do verde da floresta, caminhamos por entre sombras e nevoeiros; desvendando os mistérios que se escondem na imaginação do seu povo.

Nas encostas que ligam o pico do Marão ao rio Douro, marcadas por vales “poderosamente cavados”, onde serpenteiam algumas linhas de água como as do Ovil, de Valadares, do Zêzere, e do Teixeira, desenha-se um dos concelhos mais verdes da região…

A Gastronomia de Baião é tão especial que até há quem diga que Eça de Queiroz se apaixonou tanto pela paisagem desta terra como pelos sabores da sua cozinha tradicional quando escreveu A Cidade e as Serras, referindo o magnífico arroz de favas. A comprová-lo está o título que o embaixador brasileiro, Dário Castro Alves, atribuiu ao dicionário gastronómico cultural queirosiano: Era Tormes e Amanhecia.

A paisagem de Baião é hoje o resultado da forma distinta como o homem ocupou e transformou o território ao longo de milhares de anos, resultando numa paisagem de grande valor cultural, com um forte legado patrimonial. A ocupação mais antiga deste território concentra-se nos planaltos centrais das serras da Aboboreira e do Castelo e remonta à pré-história recente que se estende por um longo período cronológico de quatro mil anos (V ao I milénio A.C.) e inclui diferentes vestígios conhecidos graças ao projeto de investigação do Campo Arqueológico da Serra da Aboboreira.

O concelho de Baião apresenta valores patrimoniais notáveis, panoramas surpreendentes, costumes e tradições que enriquecem e particularizam esta zona do país.

Escritores como Camilo Castelo Branco, Alves Redol, Agustina Bessa-Luís, Soeiro Pereira Gomes e Eça de Queiroz – que eternizou a paisagem do concelho no romance A Cidade e as Serras – e, ainda, o escritor de literatura infanto-juvenil António Mota, referenciam amiúde esta paisagem nas suas obras. 

A Fundação Eça de Queiroz, os dólmens da Serra da Aboboreira, o mosteiro de Santo André de Ancede, o vastíssimo património religioso, o artesanato, os pequenos núcleos museológicos e os centros interpretativos convidam-no a visitar Baião.

Há uma terra que nos convida a fazer parte da aventura, com lugares que nos inspiram, onde a brisa se torna um aliado, as emoções se realizam e a realidade se transforma em sensações. Há uma terra onde podemos ser autênticos e ousados…

Viver é conquistar e experimentar o desconhecido, é subir ao ponto mais alto e gritar, é desfrutar a paisagem, estando lado a lado com os elementos que compõem… Viver é partilhar momentos e sensações.

Fonte: https://www.visitbaiao.pt/
 


Localização no Mapa

Permitir Localização

. Baião

Comentários

Não Existem Comentários!

750

Nós levamos muito a sério a proteção dos dados. Para isso garantimos que os seus dados são usados para fins de comunicação, notificação e email marketing. Nós não usamos os seus dados para outros fins ou de fornecer a terceiros sem a sua expressa autorização.




Parceiros na mesma localidade

loader