Sousel é uma vila portuguesa situada no Distrito de Portalegre, região Alentejo e sub-região do Alto Alentejo, com 1 932 habitantes (2011).
É sede de um município com 279,32 km² de área e 5 074 habitantes (2011), subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Avis e Fronteira, a leste e sul por Estremoz, a sudoeste por Arraiolos e a oeste por Mora.
A paisagem do Concelho varia entre a imponência de velhos e frondosos sobreiros, a esquadria dos olivais, a disciplina das vinhas e os extensos campos agrícolas. Assumem, ainda, particular encanto os maciços a sul do Concelho que mais não são que uma das extremidades do chamado maciço cálcario de Estremoz: São Bartolomeu (374m), São Miguel (391m) e Caixeiro (454m). Dessas elevações, o horizonte – enquadrado a sul pela Serra d’Ossa e a norte pela Serra de São Mamede – abrange a planície alentejana pontilhada por várias localidades dos distritos de Portalegre e de Évora, alcançando, em dias mais limpos, a própria sede de distrito.
Acrescente-se também o facto de Sousel ser um Concelho de feição agrícola, onde a vertente turística tem vindo a crescer paulatinamente, sem se deixar corromper pelo turismo de massas, apostando cada vez mais no contacto com a natureza envolvente.
Todos os bens arquitetónicos construídos que preservem um significado cultural e civilizacional, são considerados património cultural edificado. Visite o Concelho de Sousel e descubra a diversidade do nosso património – religioso, militar, civil, utilitário e de produção –, sem esquecer outros elementos e conjuntos que, apesar do seu carácter autónomo, encerram em si mesmos um elevado grau simbólico e cultural.