Ponte de Sor é uma cidade portuguesa no Distrito de Portalegre, na região do Alentejo e na sub-região do Alto Alentejo, com cerca de 7000 habitantes. É a terceira maior cidade do Distrito de Portalegre.
É sede de um município com 839,71 km² de área e 16 722 habitantes , subdividido em 5 freguesias. O município é limitado a nordeste pelos municípios de Gavião e Crato, a leste por Alter do Chão, a sueste por Avis, a sul por Mora, a sudoeste por Coruche e a noroeste por Chamusca e Abrantes.
Ponte de Sor, situada num ponto de confluência das rotas norte-sul e este-oeste, nasceu e desenvolveu-se como local de passagem. O seu núcleo histórico situa-se junto à Ribeira e à Ponte, em torno do edifício dos antigos Paços do Concelho e da primitiva Igreja Matriz (ruiu no final do século XIX e localizava-se no largo em frente ao Mercado Municipal).
Ponte de Sôr é uma agradável cidade, situada em pleno Alentejo, caracterizada pelas lezírias do Sor, grandes campos de cultivo que circundam a cidade.
Os pontes de interesse são variados e incluem as igrejas Matriz e da Misericórdia, a Capelinha dos Paços do Calvário, as Capelas de São Pedro e Santo António, de São Sebastião ou do Senhor das Almas, ou mesmo outros monumentos como a Ponte sobre a ribeira de Sor.
Vale a pena conhecer também o núcleo Megalítico de Montargil ou a Necrópole de Santo André, ou os moinhos da Tramaga, ou mesmo apreciar a calmaria da zona ribeirinha de Sor.
A natureza circundante é generosa, destacando-se a grande Barragem de Montargil que atrai inúmeros visitantes.