Localizado na costa sul, o concelho da Ribeira Brava tem uma área de cerca de 65,10 km2, onde estão distribuídos cerca de 12 500 habitantes.
Localizado na costa sul, o concelho da Ribeira Brava tem uma área de cerca de 65,10 km2, onde estão distribuídos cerca de 12 500 habitantes. A Ribeira Brava foi elevada à categoria de vila em 1928.
A sua principal atividade económica é a agricultura. Do cultivo das terras retira-se batata-doce, feijão, hortaliças, algum cereal, fruta e vinho.
Considerada uma das localidades mais antigas da Madeira, foi elevada a freguesia logo a seguir ao Funchal e a Machico, pouco depois da morte do infante D. Henrique em 1460. A sua povoação iniciou – se nos inícios do século XV.
A sua localização (sudoeste da ilha) e a sua orografia fez da Ribeira Brava uma das localidades mais importantes da ilha devido à facilidade de comunicação com os outros pontos.
A igreja de São Bento, construída no século XV e situada na vila da Ribeira Brava, expõe magníficos painéis de nítida influência flamenga, representando a Virgem e o Menino, São Bento e São Bernardo. São Bento é o orago da Ribeira Brava, por quem os habitantes expressam especial devoção.
A 29 de junho é celebrada uma das mais concorridas romarias da ilha em honra de São Pedro.
As freguesias pertencentes a este município são Campanário, Ribeira Brava, Serra de Água e Tabua.