O concelho da Calheta localiza-se entre o sul e o extremo oeste da ilha da Madeira e a sua área, de aproximadamente 116 km², torna-o o mais extenso da Região Autónoma da Madeira. Aqui vivem cerca de 12 mil pessoas.
Pensa-se que a origem do seu nome provenha da pequena baía ou enseada que lhe serve de porto e que assistiu a João Gonçalves Zarco quando este pretendia ir para terra. Este é o significado da palavra "calheta".
Nesta localidade se situa o Centro das Artes “Casa das Mudas”, um projeto concebido em completa harmonia com a paisagem envolvente, que apresenta uma vasta oferta cultural. Aqui se realizam exposições de natureza diversa, peças de teatro, espetáculos musicais, conferências e muitos outros eventos.
São oito as freguesias que compõem o município da Calheta: Arco da Calheta, Calheta, Estreito da Calheta, Fajã da Ovelha, Jardim do Mar, Paul do Mar, Ponta do Pargo e Prazeres.
A Sociedade de Engenhos da Calheta fica situada na vila da Calheta. Ali pode observar-se a maquinaria usada no fabrico da aguardente e do mel de cana-de-açúcar e saborear o tradicional bolo de mel, acompanhado de poncha.