O concelho da Lourinhã encontra-se inserido na Região do Oeste, sendo limitado a norte pelos concelhos de Peniche e Óbidos, a sul pelo concelho de Torres Vedras, a este pelos concelhos de Bombarral e Cadaval e a oeste pelo Oceano Atlântico. Pertence ao distrito de Lisboa, e dista 63 km do norte da sua sede, integrando também a Região de Lisboa e Vale do Tejo (Estremadura Litoral).
Habitada desde os tempos antigos, foi na região da Lourinhã que foram descobertas as evidências mais importantes da presença de dinossauros em Portugal - os ovos fossilizados e os respectivos embriões, que são exibidos no Museu Municipal.
Na colina onde os mouros construíram um forte, mais tarde reconstruído pelos cristãos, vale a pena visitar a Igreja de Santa Maria do Castelo, um belo exemplo do estilo gótico do século XIV. Este é um dos melhores pontos para admirar a diversidade da região.
Além dos vales férteis e terras agrícolas altamente produtivas, com grandes vinhedos e pomares, também existem excelentes praias, algumas quase inacessíveis e praticamente desertas, outras muito lotadas e cosmopolitas.