Alenquer é um concelho que pertence ao distrito de Lisboa, região Centro de Portugal e sub-região do Oeste, com cerca de 43 000 habitantes. É banhada pelo rio do mesmo nome, terra de paisagens, quintas, vinhos e de muita história...
Partindo das encostas da Serra de Montejunto, percorrendo montes, vales e passagens estreitas até às margens do Rio Tejo, vislumbramos uma paisagem marcada por extensas carpetes de vinhas e vinhedos salpicada por núcleos urbanos com pormenores notáveis, aqui e ali, do gosto mais popular ao mais exigente.
Marcando a sua presença pela disposição em encosta, a Vila conhecida há muito como «Presépio de Portugal», Alenquer foi berço de Pêro de Alenquer, Damião de Góis e de outros homens notáveis, predileta de reis e rainhas e desempenhou um papel preponderante em vários momentos decisivos da história de Portugal.
Preservar e passar de geração em geração as memórias associadas a uma cultura vitivinícola, sendo aqui produzidos alguns dos melhores e mais premiados internacionalmente, vinhos portugueses, Alenquer alia o potencial económico e a componente cultural e etnográfica ao turismo, promovendo desta forma a marca “Alenquer, Terra da Vinha e do Vinho”.
Reforçando e consolidando a identidade patrimonial e cultural do concelho, assente na criação de S. Francisco de Assis e chegado a Portugal pela mão dos Irmãos Franciscanos, o Presépio, ícone histórico de Alenquer desde de 1968, todos os anos, no mês de dezembro, anima com o seu colorido a encosta da vila de Alenquer virada ao rio, com as suas maiores figuras a atingirem 6 metros de altura, projetando e divulgando da imagem e marca “Alenquer, Presépio de Portugal”.
Património do mundo celebram tudo aquilo que se faz em prol do bem comum e da dignificação da pessoa humana, nas artes ou na cultura, no desporto ou no lazer, com o programa “Alenquer, Terra do Espírito Santo”, sob o lema “O Espírito sopra onde quer!”
Já na sua vertente assente no seu potencial natural que vai desde as margens e zona ribeirinha do rio Tejo, passando por terras de vinhedos e matas até à Serra de Ota e à magnificente Serra de Montejunto, Alenquer apresenta aos amantes do desporto e da natureza um leque vasto e diversificado de atividades para a prática desportiva, inserido em contextos exclusivamente de contacto com a natureza, ou conjugados com pinceladas de alguns apontamentos de um património histórico e cultural rico e de elevado interesse turístico, difusores da marca “Alenquer, desporto e natureza”.