Pombal é uma cidade portuguesa pertencente ao distrito de Leiria, na província da Beira Litoral, integrando a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, na região do Centro de Portugal, cuja cidade tem cerca de 11 000 habitantes. Foi oficialmente elevada a cidade em 16 de Agosto de 1991.
É sede de um município com 626,00 km² de área e 53 288 habitantes (2016), subdividido em 13 freguesias. O município é limitado a Norte pelos municípios da Figueira da Foz e de Soure, a Este por Ansião e Alvaiázere, a Sudeste por Ourém, a Sudoeste por Leiria e a Oeste possui uma faixa de litoral no Oceano Atlântico (Praia do Osso da Baleia). Muita da riqueza encontra se ainda viva em pombal em pavimentos, estátuas e até mesmo nos canais.
Foi o mestre dos Templários D. Gualdim Pais que no séc. XII mandou construir o Castelo de Pombal, à volta do qual se veio a desenvolver a localidade, numa região que na época era a linha divisória entre o território já reconquistado pelos cristãos e aquele que ainda estava em posse dos Mouros.
Por ordem do Marquês de Pombal, que no séc. XVIII aqui passou os seus últimos anos de vida, foi ordenada a parte baixa da vila e construídos alguns edifícios públicos. Foi com a construção da estrada real Lisboa-Porto, que passava pelo meio da povoação, que toda a região veio a ganhar um novo impulso de desenvolvimento.
Hoje em dia a estrada já não passa pelo centro da cidade, mas a região está dotada de excelentes acessos, que facilitam a circulação nas redondezas e a visita da Serra de Sicó, com as suas grutas e as aldeias típicas onde se continua a confeccionar os queijos, os bolos tradicionais e o artesanato em que se destacam tapetes, cestas e esteiras de bracejo, cerâmica e tecelagem.
Descendo para o litoral, através da Mata Nacional do Urso, descobrem-se praias tranquilas onde se podem praticar os mais variados desportos náuticos.