Alvaiázere é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Leiria, região Centro e sub-região do Pinhal Interior Norte, com cerca de 1 800 habitantes.
É sede de um município com 161,00 km² de área e 7941 habitantes (2006), subdividido em 5 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Ansião, a nordeste e leste por Figueiró dos Vinhos, a sueste por Ferreira do Zêzere, a sudoeste por Ourém e a oeste por Pombal.
Alvaiázere é natureza, é povo vivo e as suas vivências.
Em terras alvaiazerenses é evidente a riqueza do património paisagístico (em que a fauna e a flora se manifestam em espécies múltiplas) e o carácter extraordinário do património geológico, arqueológico, arquitectónico e etnográfico, fortemente marcados pela geomorfologia da região.
Então, o concelho de Alvaiázere, inserido nas Terras de Sicó, identifica-se como espaço em que o verde e as vidas se abraçam a determinar a especificidade cultural do povo que habita este território.
Do ponto de vista geológico Alvaiázere é um concelho com características calcárias onde é possível encontrar, dispersas pelo território, inúmeras formações cársicas (por exemplo grutas, algares e lapas) que, ao longo dos tempos, foram objecto de diversas ocupações que vão desde a Pré-história até meados do século passado.