O Vale do Côa é um lugar único pelo fato de possuir obras de arte ao ar livre que remontam à época do Paleolítico, há mais de 25.000 anos, passando pela Pré-História, Proto-História e História.
A colecção de arte rupestre que mais se destaca é a do Paleolítico Superior, que corresponde à primeira expressão artística da história da humanidade. Para quem procura ter momentos de calma e de deslumbre, Vila Nova de Foz Côa é o lugar ideal para visitar.
Além de toda a natureza envolvida, pelos maravilhosos montes e vales, traçados pelos rio Douro e Côa, esta localidade tem muito para oferecer. Visitar Foz Côa é então uma fantástica experiência histórica e cultural que nos leva atrás numa viagem no tempo.
Com a capacidade de oferecer várias ofertas turísticas, Foz Côa está inserida no Plano Estratégico Nacional do Turismo, existindo três ofertas principais: City Break, o Turismo de Natureza e o Turismo de Negócios e Gastronomia, respondendo à oferta desta região, repleta de locais de interesse a nível patrimonial, paisagístico, cultural e de hotelaria.
É impossível visitar o Vale do Côa sem provar os vinhos produzidos na região.
Para além do Parque Arqueológico do Vale do Côa (um dos sítios mais importantes de arte rupestre do mundo) e respectivo museu, dos rios Douro e Côa, aqui poderá fazer agro-turismo e visitar monumentos que remontam aos tempos da cultura castreja (desenvolvida pelos Celtas).
Com muitas ofertas turísticas, Foz Côa é sem dúvida um dos lugares mais interessantes a conhecer em Portugal, pois numa só viagem estamos na presença de um lugar com uma paisagem natural incrível, com um passado inacreditável e também bastante anfitriã. Uma autêntica viagem no tempo.