Meda é uma cidade portuguesa sede de um município que pertencente ao distrito da Guarda, na província da Beira Alta, região do Centro (Região das Beiras) e sub-região das Beiras e Serra da Estrela, com cerca de 2 100 habitantes.
É sede de um município com 286,05 km² de área e 5 202 habitantes (2011), subdividido em 11 freguesias. O município é limitado a norte e nordeste por Vila Nova de Foz Côa, a sudeste por Pinhel, a sul por Trancoso e a oeste por Penedono.
O município de Meda fazia parte da antiga região Beira Alta, atualmente faz parte da Região Centro de Portugal. Caracteriza-se por se localizar numa zona de transição entre as regiões naturais do Alto Douro e do Planalto Beirão.
Na época medieval foi cenário de grandes lutas entre cristãos e muçulmanos, era então uma localidade de fronteira, sendo a sua Torre de Vigia (actualmente a Torre do Relógio), um dos pontos estratégicos de defesa da região complementado pelos Castelos de Longroiva e Marialva, nas proximidades.
Actualmente é uma vila tranquila, cuja actividade principal é a agricultura, com especial destaque para a produção vinícola.