Localizado no quadrante nordeste de Portugal, em pleno coração da região do Ribacôa, o Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo é constituído por 17 freguesias, onde reside uma população de cerca 6260 habitantes. Confina com os concelhos de Almeida, Pinhel, V. N. Foz Côa e Freixo de Espada à Cinta; a leste faz fronteira com a província espanhola de Salamanca. Os três principais rios que o limitam são o Douro, o Côa e o Águeda.
Castelo Rodrigo, umas das mais belas Aldeias Históricas de Portugal, hoje também uma das 7 Maravilhas de Portugal na categoria de Aldeia Autêntica, todo o seu conjunto formam por si só um belo postal, tem no seu Palácio Cristóvão de Moura um dos seu maiores ex-libris, palco de grandes atos históricos no passado e de grandes eventos no presente.
Ao percorrer as ruas de Castelo Rodrigo não pode deixar de visitar o Pelourinho quinhentista, a Igreja Matriz, a cisterna medieval e os vestígios que atestam a presença de uma importante comunidade de cristãos-novos. Durante mais de 600 anos, a povoação foi vila e sede de concelho.
Mesmo ali ao lado fica a altaneira Serra da Marofa, um miradouro natural de cortar a respiração. Em 1957 mandou-se edificar uma Capela em Honra de Nossa Senhora de Fátima, a quem muitos figueirenses carinhosamente chamam de “Senhora da Marofa”. Quem subir à Marofa pode apreciar também a estátua de Cristo Rei, de braços abertos como que abençoar todo o Concelho, pode também admirar a Cripta e as Capelinhas com os mistérios do Rosário.
Outras das jóias do Concelho é o Convento de Santa Maria de Aguiar, edificado no Século XII, junto à ribeira de Aguiar, pela primitiva comunidade de beneditinos ou de eremitas integrou a Ordem de Cister.
Um templo onde predominam os estilos românico e gótico e onde é venerada a Padroeira do Concelho, Santa Maria de Aguiar. Uns quilómetros mais à frente na margem direita da ribeira de Aguiar, próximo do cruzamento da estrada Figueira de Castelo Rodrigo-Vermiosa com a de Almofala podemos admirar o grandioso monumento que é Templo Romano de Almofala, ou Torre das Águia.
Numa quinta dispersa por mais de 650 hectares, fica a histórica e desabitada aldeia do Colmeal. A diversidade da sua herança cultural revela-se nas antigas habitações de xisto e granito dos pastores lusitanos, numa igreja do séc. XV e nas pinturas rupestres do período neolítico. Um cenário perfeito carregado de simbolismo e história. Numa deslocação a este Concelho não pode deixar de visitar, ou mesmo pernoitar, neste lugar onde a paz caminha de mãos dadas com a natureza, onde ao acordar pode ter como despertador o chilrear dos passarinhos.
Figueira de Castelo Rodrigo muito mais tem para oferecer, e neste passeio não pode deixar de visitar o lugar paradisíaco de Barca d’Alva, onde o Douro se torna navegável e uma das principais portas de entrada no Concelho.
Os vales profundos dos rios Águeda e Côa, o Douro internacional e o seu cais fluvial, a serra da Marofa que oferece magníficas vistas, onde a existência de miradouros, quer naturais quer construídos, lhes proporciona um quadro de grande qualidade e rara beleza.