Passeios


TERMAS CALDAS DA CAVACA

As Caldas da Cavaca encontram-se localizadas numa quinta com cerca de noventa hectares, a cinco quilómetros da sede do concelho, na margem esquerda da Ribeira de Coja, num vale aprazível. São também denominadas de Termas da Cavaca e Banhos da Cavaca. No seu complexo encontra-se uma capela, elevada junto ao balneário termal e com acesso através de vários lanços de escadaria de pedra, sendo esta de invocação de Nossa Senhora dos Remédios.

Inauguradas em 1924 (alvará de exploração concedido a 16 de novembro de 1924), graças à iniciativa do então comerciante e autarca Fernando da Silva Laires, as Caldas da Cavaca estiveram abertas desde aquele ano até 1995, ano em que encerraram por cerca de 13 anos. Por análises prévias efectuadas em 1919 e, mais tarde, no ano de 1938, verificou-se que a composição daquelas era bastante interessante, em virtude da sua grande percentagem de flúor: considera-se uma água meso-termal, fracamente mineralizada, brotada a uma temperatura entre os 25 e 30 graus, hiposalina, súlfurea, flouretada e titânica.

Em 10 de abril de 1920, Fernando Laires, requeria à câmara a autorização para a construção de uma estrada de vias reduzidas que ligava as Caldas da Cavaca à estrada de Pinheiro e à estrada de ligação a Coruche. Em 1940 já lá existia um diretor clínico, assim como quatro tinas para banhos de imersão. No entanto, foi na década de 50 que se deu o grande impulso ao transformar aquele espaço numa pequena estância bem apetrechada para a época.

Tornou-se conhecida no país e no estrangeiro pelo tratamento de doenças da pele, músculo-esqueléticas e dos aparelhos respiratório e digestivo.

Após alguns anos sem atividade, em 2008 reabriram “as Termas”, com atividade sazonal, geridas pela Empresa Municipal ABTT – Aguiar da Beira Termas e Turismo EEM (após significativo investimento publico na ampliação e requalificação do balneário termal), e  posteriormente  pela sociedade Caldas da Cavaca SA,  apostadas na oferta de uma nova gama de tratamentos, não só terapêuticos, mas de bem-estar e de beleza, prestados até aos dias de hoje, a um elevado número de aquistas, entre maio e outubro.

ÉPOCA TERMAL:  MAIO A OUTUBRO                      
HORÁRIO: 8H ÀS 20H
INFORMAÇÕES E RESERVAS
TEL(+351) 232 680 192
Email: geral@caldasdacavaca.pt
Caldas da Cavaca
Aguiar da Beira
3570-026 Aguiar da Beira - Guarda
www.caldasdacavaca.pt
40.77368; -7.580953

 

Património Natural

Percorrer um vasto território que se estende num Planalto com altitude superior aos 700 m entre a Serra da Estrela e a Região do Douro e desfrutar das paisagens únicas, recursos naturais e ecossistemas característicos, onde predomina o míscaro e a castanha, combinados com a beleza dos cursos de água, onde se destacam as nascentes dos Rios Dão e Vouga a presença do Rio Távora e ainda a albufeira da Fumadinha, constituem os melhores argumentos para a realização de programas turísticos, desportivos e de lazer.

 

             

Barragem - Quinta da Fumadinha

 

Moinho sobre o Rio Dão - Dornelas

 

 
 

Ribeira de Carapito - Valagotes

 

Nascente do Rio Vouga na Serra da Lapa - Gradiz

 

 
 

Rio Távora - Ponte do Abade

 

Monte do Castelo - Aguiar da Beira

 

 
 
Paisagem no Miradouro Cabeço de Gato - Forninhos Paisagem no Talegre da Serra do Almançor - Carapito

 

ROTEIROS TURÍSTICOS

 

PEQUENAS ROTAS

-Caminhos da Fé

-Percurso do Dão

-Percursos das Caldas da Cavaca

-Percurso do Almançor

-Percurso das Caldas 

-Percurso do Dão

-Percurso da Vila

-Percurso da Serra

PERCURSOS DE ORIENTAÇÃO

-Percurso de Aguiar da Beira

-Percurso Dolmens de Carapito

-Percurso de Rota do Míscaro