Castro Marim é uma vila raiana portuguesa pertencente ao Distrito de Faro, região e sub-região do Algarve, com menos de 7 000 habitantes.
É sede de um município com 300,84 km² de área e 6 747 habitantes (2011), subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a norte e noroeste pelo município de Alcoutim, a leste pela Espanha, a sudeste por Vila Real de Santo António (território principal), a sul pelo Oceano Atlântico, a sudoeste pela freguesia de Vila Nova de Cacela (exclave de Vila Real de Santo António) e a oeste por Tavira. Wikipédia.
Castro Marim, povoação que ressurgiu de velhas civilizações que aí deixaram os seus testemunhos, foi conquistada aos Mouros por D.Paio Peres Correia em 1242. Descobrir Castro Marim, desvendar os inúmeros pontos de interesse turístico!
A história deste concelho, um dos mais antigos do Algarve, perde-se nas brumas do tempo e apresenta aos nossos olhos as fortalezas erigidas para a defesa da região.
Desde o período Fenício, Castro Marim, uma península banhada pelas águas do Guadiana, servia de porto de abrigo aos barcos que subiam o rio para recolher o minério extraído das minas de Alcoutim e Mértola. Ao porto comercial de Baesuris, hoje Castro Marim, chegavam produtos do Mediterrâneo que depois eram comercializados pelo restante território, numa dinâmica que se manteve durante a ocupação romana.
As populações que habitavam o espaço português conheceram, desde tempos muito remotos, a necessidade de se munirem de estruturas defensivas.
Está a vila de Castro Marim edificada sobre um monte do Castelo, umas das mais significativas invocações que a Idade Média introduziu na paisagem portuguesa, na margem direita do rio Guadiana.
O Mar, a Serra, o Sapal, o Sal, a Gastronomia, o Artesanato, lugar de infindáveis experiências de visita, mas também de paz e sossego. Uma terra com história que, muitos séculos depois, continua a encantar quem cá vive e quem nos visita.
Choose Our Food - Vídeo Promocional (Odiana) (PT) from Odiana on Vimeo.