Aljezur ou Algezur é uma vila portuguesa pertencente ao distrito de Faro, região e sub-região do Algarve, com menos de 2 000 habitantes.
É sede de um município com 323,50 km² de área e 5 884 habitantes (2011), subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Odemira, a leste por Monchique, a sueste por Lagos, a sudoeste por Vila do Bispo e a oeste tem uma extensa costa com o oceano Atlântico. O limite noroeste, com o concelho de Odemira, é marcado pela Ribeira de Seixe. O litoral do município faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
Na costa ocidental do Algarve e em pleno coração do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, encontra-se o concelho de Aljezur. De inegável beleza, conserva paisagens inesquecíveis entre a serra e o mar, em harmonia com o seu valioso património natural e cultural.
De norte a sul, de Odeceixe à Carrapateira, o concelho oferece inúmeros motivos de visita: monumentos, vestígios arqueológicos de elevado interesse, museus, moinhos de vento, noras e moinhos de água, paisagens culturais, circuitos histórico-culturais e ambientais e rotas pedestres e de btt sinalizados, gastronomia e produtos locais de qualidade, festividades de relevo regional e nacional.
O litoral recortado de uma maneira única pela natureza, onde, numa costa com cerca de 40 Km, existem praias para todos os gostos, desde Odeceixe, eleita como uma das 7 Maravilhas – Praias de Portugal, até ao Amado, afamada a nível mundial para a prática do surf. Procuradas durante todo o ano, marcam de uma forma única quem as visita, quer seja pelo sol e mar, pela prática desportiva ou até para um simples passeio à beira-mar.
Aljezur oferece umas férias tranquilas, assim como pode oferecer umas férias ativas, ligadas ao desporto e ao lazer, sempre em harmonia com os valores naturais. Aqui encontra o local ideal para o chamado turismo de natureza, para a prática do pedestrianismo, com observação da flora e fauna, do BTT, surf e bodyboard, pesca desportiva, orientação, equitação, entre outras modalidades. Pode encantar-se ao percorrer a Rota Vicentina, assim como a Via Algarviana, duas grandes rotas pedestres de relevada importância para a região e absorver tudo o que estes circuitos proporcionam.
Aljezur, de inúmeros encantos e recantos, de produtos de excelente qualidade, uns vindos do mar, como o peixe (sargos, douradas ou robalos) e o marisco (percebes, mexilhão, lapas, burgaus, ouriços-do-mar), outros vindos da terra, como a batata-doce, os amendoins, as leguminosas e outros ainda transformados, como o medronho, o mel, ou a excelente doçaria local, conferem à gastronomia um dos mais fortes apelos para uma visita à região.