Arraiolos é uma vila portuguesa situada no Distrito de Évora, Região do Alentejo, sub-região do Alentejo Central, com 3 386 habitantes (2012). É sede de um município com 683,75 km² de área e 7 363 habitantes (2011), subdividido em 5 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Mora e Sousel, a leste por Estremoz, a sul por Évora, a sudoeste por Montemor-o-Novo e a noroeste por Coruche. As localidades mais populosas são Arraiolos (Vila), Vimieiro e Igrejinha. A sede de concelho representa também a aldeia de Graça do Divor (concelho de Évora) e as vilas de Pavia e Cabeção (Concelho de Mora), em diversos serviços públicos, tais como o ensino ao nível do 3.º ciclo, secundário e profissional. Arraiolos é conhecida nacional e internacionalmente pelos seus tapetes e pelo seu castelo, que é circular. Wikipédia
Arraiolos é uma simpática vila alentejana, cuja fundação remonta ao séc. II a.C. O castelo medieval foi mandado construir por D. Dinis (1279-1325), tendo a povoação evoluído fora das muralhas. Do património artístico destaca-se ainda a Igreja do Salvador, do séc. XVI, com belíssimas pinturas.
O nome desta povoação é mundialmente conhecido graças aos famosos Tapetes de Arraiolos, aqui produzidos artesanalmente, sendo referidos já em documentos do séc. XVI. O tipo de desenho utilizado é delimitado em 3 épocas: a 1ª (séc. XVIII) com composições de influência dos tapetes persas, considerados dos melhores exemplares, a 2ª (séc. XVIII) com desenhos de inspiração popular como figuras ou animais, e a 3ª (finais do séc. XVIII/séc. XIX) com composições menos densas e mais estilizadas.