Situada a cerca de 10 kms de Santarém, o Cartaxo é uma povoação de origem muito antiga, que no tempo da ocupação romana era um ponto de passagem importante da via que ligava Lisboa a Santarém.
O campo, o bairro e a lezíria, com o rio aos pés, atribuem ao Cartaxo uma grande riqueza paisagística. A cultura da vinha e a produção de vinho estiveram desde sempre ligadas ao concelho, valendo-lhe o título de Capital do Vinho.
O concelho do Cartaxo possui pontos de interesse nas suas oito freguesias. Além da paisagem natural, da qual sobressaem as vinhas, a lezíria e o rio Tejo, o património edificado revela muito acerca da história dos lugares e das vivências sociais de outras épocas.
Desde as igrejas, capelas ou fontanários, até às quintas rurais, muitos são os recantos a descobrir no concelho do Cartaxo.
A região que se mantém essencialmente agrícola, é conhecida pela sua produção de vinho tinto encorpado, popularmente conhecido como "carrascão", podendo toda a tradição ligada à sua produção ser conhecida no Museu Rural e do Vinho e através das Rotas do Vinho.
Muito tradicionais nesta zona são as Festas das Vindimas, bem como a Feira dos Santos que tem lugar a 1 de Novembro e cuja tradição remonta pelo menos a meados do séc. XVII.