O Concelho de Soure pertence ao distrito de Coimbra e tem por limites, a Norte o Concelho de Montemor-o-Velho; a Nascente, os Concelhos de Condeixa-a-Nova e Penela; a Sul, os Concelhos de Pombal e Ansião, e a Oeste o Concelho de Figueira da Foz. É parte integrante do agrupamento de concelhos da sub-região denominada de Baixo Mondego - corresponde a uma NUT de ordem III.
Tem uma área total de 265,1 km2 e uma população de, sensivelmente, 21 mil habitantes. Está dividido administrativamente em doze freguesias:
Geograficamente o Concelho de Soure apresenta duas zonas com características bem diferenciadas:
A zona Serrana, que integra a sub-região de Sicó é constituída pelas Freguesias de Tapéus, Degracias e Pombalinho. A produção de queijo de qualidade continua a ser uma das atividades características. De referir também, o funcionamento de unidades de extração de calcário e uma unidade industrial de torrefacção de frutos secos.
O resto do concelho, mais plano, dominado pelas bacias de aluvião dos rios Anços, Arunca e Pranto, com maior riqueza de solo e uma maior proximidade dos principais eixos de comunicação da região e do país, naturalmente, tem apresentado um maior índice de desenvolvimento, assente num quadro diversificado de actividades no plano sectorial.
Em Monumentos e Edifícios com valor Histórico, poderá visitar: O Castelo de Soure, Igreja Matriz de São Tiago, Igreja da Misericórdia, Capela da Quinta de São Tomé, Capela de São Mateus, Capela da Quinta de Baixo, Capela do Cemitério (Soure), Capela de Nossa Senhora do Bonsucesso (Casalinhos), Igreja de Nossa Senhora de Finisterra, Quinta da Madalena, Quintas e Solares, Edifício dos Paços do ConcelhoArqueologia Industrial
O Concelho de Soure é rico em associativismo, designadamente nos âmbitos, cultural (grupos de folclore, de teatro, filarmónicas, escolas de música e tunas), desportivo e de acção social.